sexta-feira, 28 de outubro de 2005

A força telúrica das graníticas rochas é bem vinda a este lago de quietude e calmarias.

Porém quando interrogam : "Para onde ? Há rumo ? Há Norte ?" penso que se esqueceram de olhar para a parte lateral do vosso ecrã do computador e situar geograficamente este lago…

Qual rumo ? Qual Norte ? Então os amigos Transmontanos não sabem que um lago é o inverso de uma ilha,ou seja :Uma massa de água rodeada de terra por todos os lados ? Eu sei que em Trás os Montes não há lagos mas isso aprende-se na escola ou nos livros de Geografia. Portanto neste lago a navegaçáo lacustre é sempre feita "à vista". Até porque caso contrário a navegação marítima teria de ser comandada por verdadeiros marinheiros que é coisa que por aqui não abunda. (Mas contudo eles existem...)
Se procuram lagos com águas agitadas procurem...sei lá...na Escócia, que com a ajuda de produtos etílicos da região, consigam quiçá encontrar o monstro!...
Por cá , nestas latitudes, há mais calmaria.porém, nunca fiar muito na quietude das águas, pois na profundidade da calma aparente podem eclodir verdadeiros vulcões.

Já agora gostaria de saber o poquê do artigo anterior ser assinado no plural. Será que " os Transmontanos" são um comité? uma associação? um colectivo de cidadãos? ou representarão todos os Transmontanos? se assim for também me sinto representado, pois como dizia o grande Torga :"Onde estiver um transmontano está qualquer coisa de específico, de irredutível. E porquê? porque, mesmo transplantado, ele ressuma a seiva de onde brotou. Corre-lhe nas veias a força que recebeu dos penhascos, hemoglobina que nunca se descora."
Quanto ao amigo do Sotix, ou seja, meu amigo, em relação ao poeta a que fazias alusão no teu artigo, e do qual Os Transmontanos transcreveram um poema, um dia destes falaremos nele.
até lá, abraços lacustres.
Sotix

Sem comentários: